DESO e a taxa de iluminação pública de Lagarto

Nesta quarta feira 15 de junho de 2011 o portal lagartense, publicou em seu site, uma matéria importantíssima para a população Lagartense. um problema que os moradores do município já vem sofrendo a tempos. A taxa de iluminação pública e as perfurações desordenadas da desso causam grandes transtornos para a população. acompanhe matéria na integra logo abaixo:


Deu-se início nesta terça-feira 14 de junho, às 10h15 a abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Lagarto, presidida pelo vereador Xexeu e feita a leitura das atas da sessão anterior pelo vereador Flamarion Déda.

O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Jeová, que agradeceu a presença da imprensa e dos colegas de trabalho, e começou questionando de quem é a responsabilidade para concertar os buracos feitos nas ruas pela DESO. O vereador quer saber se existe algum acordo entre a prefeitura e a DESO para efetuar tal procedimento, já que mandou um requerimento para a DESO e até hoje não obteve a resposta desejada. O vereador disse que fica indignado, por que a cada dia cresce o número de buracos nas ruas trazendo constrangimentos para a população, e queixa-se que a DESO abre buracos em alguns lugares depois que é jogada a camada asfáltica. Baiano do 13 parabenizou o colega e falou que mesmo quando concerta os buracos, a qualidade nunca fica igual à de antes! Jeová continuou e abordou a falta de resposta da ENERGISA, sobre o requerimento enviado por ele pedindo a tabela da taxa de iluminação pública, e que segundo ele a ENERGISA não usa a tabela aprovada por lei, e disse que a população deve entrar na justiça pedindo a devolução da taxa cobrada. Baiano do 13 solicitou a palavra mais uma vez e sugeriu que os colegas fizessem um requerimento para a prefeitura para que seja feita junto à ENERGISA a redução da taxa.

O vereador Euzébio disse que quem “manda” no munícipio é a prefeitura, e que a DESO não pode sair por ai furando as ruas sem autorização e que aqui não deve ser a “Casa de Noca”. O vereador disse que o prefeito tem que ter “pulso” e exigir para que “quem furar ter a obrigação de tapar”.

O vereador Flamarion Déda utilizou a tribuna e falou sobre o projeto do assentamento Che Guevara e seus benefícios como na reserva de eucaliptos, a produção de carvão vegetal e a preservação das matas nativas. Abordou também sobre a polêmica visita ao Hospital Regional pelos vereadores e diz que não compareceu por que já é presença constante naquele local, e que não queria que fosse uma visita politica. O vereador disse que sempre vai ao Hospital Regional levar pessoas da comunidade para serem atendidas. Disse que apesar dos buracos, a DESO desenvolve um bom trabalho aqui de ampliação da rede, e falou também sobre o governo Marcelo Déda. Disse que sempre os pedidos são partidos da população e atendidos pelo governo. O vereador Fraga parabenizou o Governo do Estado pelas obras já executadas em Lagarto e disse que o vereador quanto mais cobra, é reconhecido na mídia. Flamarion Déda rebateu Fraga dizendo que o vereador não deve fazer para ser reconhecido na mídia e sim para o bem da população. O vereador Flamarion disse também que o prefeito pode aumentar o número de famílias que pagam a taxa mínima de energia e agradeceu ao prefeito por ter atendido ao seu pedido de enviar uma máquina para Umburana de Cheiro.

O vereador Euzébio elogiou as festas e as pessoas dos Povoados Olhos D’agua e Santo Antônio e completou dizendo que Lagarto é a única cidade do mundo que só faz, pensa e fala em politica 24 horas por dia. O vereador disse que se deve entrar com uma ação popular contra essas taxas de esgoto cobrada pela DESO e Telemar, citando o absurdo da taxa para se ter um telefone fixo em casa, além da iluminação pública.

O vereador Jocelmo relatou que já fazem 6 meses que fez uma indicação à DESO e não obteve resposta. Euzébio sugeriu que os vereadores encabecem um manifesto e encaminhe para outros vereadores de outros munícipios, e que juntos envie para os deputados estaduais e deputados federais para que se tenha uma solução com essas taxas cobradas na DESO, ENERGISA e Telemar.

O vereador Xexeu encerrou a sessão agradecendo ao Prefeito Walmir Monteiro pelas obras executadas no Povoado Jenipapo e por vários projetos que estão sendo executados pela prefeitura.
A sessão foi encerrada ás 11h28.

SESSÃO DO DIA 14/06/2011